Colégio Diversitas

Crenças e Valores

Para o Diversitas, a formação para o exercício crítico da cidadania,
do respeito e da participação não é um desejo, mas um compromisso que orienta o ensino.
E respeito não se ensina com palavras, mas com respeito.

A participação se ensina abrindo espaços para a participação organizada e reflexiva e, não apenas exortando esta ação. Cidadania se ensina valorizando a diversidade, promovendo a cooperação e combatendo no dia-a-dia da escola, o preconceito, a intolerância e os diferentes estigmas. Vivenciar valores e não apenas falar sobre eles, é um princípio que organiza a educação no Diversitas

Buscamos construir em nosso dia-a-dia uma escola baseada no respeito à individualidade de cada aluno, enxergando-o como cidadão único, com necessidades, sonhos, desejos e ritmos diferentes, mas com iguais direitos à aprendizagem e ao acesso aos conhecimentos historicamente produzidos pela sociedade. Cada aluno tem um caminho diferente e a escola tem o papel de ajudá-lo a encontrar o seu.

Cremos que a escola deve ser também um espaço onde se aprenda a respeitar as diferenças de cada pessoa, sejam elas de gênero, étnica, religiosa, política, de raça ou diferenças físicas. A instituição de educação deve possibilitar a inclusão de todos os alunos, inclusive os portadores de necessidades especiais, respeitando suas diferenças e possibilitando seu desenvolvimento.